Pós-graduação em

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA:
TESTES, LAUDOS E DEVOLUTIVAS

Entre em contato para obter
mais informações.

OBJETIVO
DO CURSO

Você, psicólogo(a), está pronto para dar um salto na sua carreira? Nosso curso foi especialmente criado para capacitar profissionais como você, proporcionando uma base teórica sólida e o domínio das principais técnicas e testes psicológicos.

Nosso método de ensino é dinâmico e envolvente, focado em exemplos práticos e reais que refletem as demandas do mercado de trabalho. Ao longo dos módulos, você será treinado(a) no uso dos testes psicológicos mais relevantes e reconhecidos, garantindo que você esteja plenamente preparado(a) para aplicá-los de maneira eficaz em sua prática diária.

Vamos além da teoria: capacitamos você a elaborar laudos que não apenas atendam, mas superem as expectativas, comunicando seus resultados de forma científica, ética e precisa.

Prepare-se para transformar sua prática profissional e se destacar no mercado com um curso que entende e atende às suas necessidades, especialmente no domínio e aplicação de testes psicológicos!

PÚBLICO-ALVO

O curso é restrito à Psicólogos

CARGA HORÁRIA

512h

DURAÇÃO CURSO

18 módulos

AULAS AO VIVO ONLINE

1 vez por mês (sexta-feira, sábado e domingo).

PRÓXIMA TURMA

Em breve.

PARCERIA:

CONEXÕES, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS
ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA

Preencha o formulário e entraremos em contato para
fornecer mais informações e te apoiar nos seus próximos passos rumo à carreira que você sempre sonhou!

CONHEÇA NOSSA
MATRIZ CURRICULAR

Exploração dos princípios fundamentais da avaliação psicológica, incluindo sua história, legislação aplicável e pressupostos psicométricos. Discussão sobre a importância da ética e da responsabilidade profissional na prática da avaliação psicológica. Análise dos processos e tipos de avaliações. Conceitos básicos de construção, adaptação e psicometria de testes psicológicos.

Análise das principais teorias e modelos relacionados à inteligência, com foco na avaliação da inteligência geral e suas variações em diferentes faixas etárias. Apresentação de ferramentas e testes específicos, como WISC, WAIS, R1 e G36, para mensurar habilidades cognitivas. Interpretação de resultados e aplicações práticas.

Estudo dos métodos utilizados para a avaliação da atenção e da memória, abordando testes específicos como AOL, TEADI, TEACCO e TEALD. Reflexão sobre a aplicabilidade dessas ferramentas na prática clínica em psicodiagnóstico e avaliação neuropsicológica. Interpretação de resultados e intervenções.

Investigação dos métodos de avaliação das funções executivas, enfatizando a importância deste conjunto de habilidades no funcionamento diário. Apresentação de instrumentos de avaliação das funções executivas (testes neuropsicológicos, escalas, e o WCST será apresentado para essa avaliação). Aplicação, interpretação de resultados e intervenções em avaliações neuropsicológicas e psicodiagnóstico.

Desenvolvimento de técnicas eficazes de entrevista psicológica e psicodiagnóstico integrativo, com o objetivo de elaborar hipóteses diagnósticas e planos de avaliação precisos e contextualizar os dados coletados durante a avaliação. Comunicação de resultados e encaminhamentos.

Fundamentos e conceitos de testes expressivos. Estudo do Teste Palográfico como ferramenta expressiva na avaliação da personalidade. Análise da sua aplicabilidade e interpretação dos resultados obtidos. Discussão sobre a aplicação do Teste Palográfico em diversos contextos, tais como trânsito, organizacional, etc.

Fundamentos dos testes projetivos.  Apresentação dos testes CAT, SAT e HTP. Exploração do HTP (House-Tree-Person) como um teste projetivo na avaliação da personalidade. Discussão sobre a interpretação dos resultados e seu significado psicológico. Análise de estudos de caso.

Fundamentos do método de Rorschach, suas aplicações na avaliação da personalidade e a importância do contexto cultural na interpretação dos resultados. Estudos de caso e aplicações clínicas.

Aprofundamento na interpretação do teste de Rorschach, com ênfase em técnicas de análise qualitativa e quantitativa dos dados obtidos na avaliação. Análise de conteúdo e simbolismo. Integração de dados e elaboração de laudos.

Exame dos métodos de avaliação de transtornos psiquiátricos e comportamentais, incluindo a utilização de ferramentas como BDI e BAI. Reflexão sobre a aplicação clínica desses instrumentos. Classificação e diagnóstico em psicopatologia (CID-11 e DSM-5). Avaliação de sintomas e transtornos mentais.

Análise da avaliação de condições neuropsiquiátricas, como Alzheimer e Parkinson. Apresentação de testes específicos e desenvolvimento de protocolos adequados para cada condição. Avaliação das funções cognitivas, emocionais e comportamentais. Interpretação de resultados. Discussão de intervenções e acompanhamentos.

Estudo dos transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo TDAH e TEA. Apresentação de métodos, testes específicos e protocolos, para avaliação e interpretação de resultados. Discussão sobre intervenções e acompanhamentos.

Discussão sobre a avaliação psicológica para procedimentos cirúrgicos e em contextos específicos, como trânsito e manuseio de armas de fogo, enfatizando a importância da avaliação precisa e ética. Análise de Legislações e normas específicas. Discussão sobre conteúdos de laudos e pareceres.

Análise das metodologias de avaliação em ambientes de trabalho. Apresentação de testes psicológicos, escalas e questionários para avaliação de fatores de pessoas, do trabalho e da organização. Discussão sobre cultura e clima organizacional, segurança psicológica, contrato psicológico, normas e Leis (Lei 14831/2024 – Certificação de Empresas Promotoras de Saúde mental).

Estudo das técnicas e métodos de perícia psicológica em contextos legais, focando na avaliação em casos de litígio, guarda, adoção e violência, e suas implicações éticas. Análise das etapas, técnicas e instrumentos da perícia psicológica. Discussão sobre laudos e pareceres técnicos.

Exame dos métodos de orientação profissional, com ênfase na avaliação de interesses e aptidões por meio de ferramentas como Strong, SDS e EMEP, além de critérios para escolhas profissionais. Análise de etapas da orientação profissional e de carreira. Discussão sobre orientação de transição de carreira e planejamento para aposentadoria.

Desenvolvimento de competências na estruturação e redação de laudos psicológicos, incluindo a comunicação eficaz dos resultados e recomendações baseadas nas avaliações realizadas. Discussão sobre os tipos de laudos psicológicos: psicodiagnóstico, avaliação cognitiva, avaliação da personalidade, etc. Análise das resoluções do CFP sobre elaboração de documentos.

  • Alcançar resultados extraordinários.
  • Desenvolver uma mentalidade “orientada para resultados”.
  • Eliminar “desperdiçadores” de tempo e energia.
  • Liderar equipes motivadas e levá-las a desempenhos excepcionais utilizando um processo compartilhado de prestação de contas.
  • Criar um ambiente de sinceridade e ajuda mútua.
  • Solucionar problemas de forma inovadora.
  • Obter a maior e a melhor contribuição de cada pessoa da equipe

CONEXÕES, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS
ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA

Preencha o formulário e entraremos em contato para
fornecer mais informações e te apoiar nos seus próximos passos rumo à carreira que você sempre sonhou!

FAQ

Perguntas frequentes sobre nosso MBA

É necessário presença em 75% das disciplinas, aprovação com nota mínima 7,0, entrega do TCC – Trabalho de conclusão do curso obtendo nota mínima de 7,0.

De acordo com as normas da Educação Superior e os critérios acadêmicos da Diretoria de MBA e Pesquisa juntamente com a coordenação de cada curso, é possível solicitar o aproveitamento de estudos feitos em outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e cujo curso esteja em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES Nº1 de 06 de abril de 2018.
Para proceder com essa solicitação, o aluno precisa formalizar o pedido de aproveitamento de estudos, indicando o módulo/disciplina desejado e anexando documentos que comprovem os estudos realizados, como o Histórico Acadêmico e o Plano de Ensino do módulo/disciplina a ser validado.

Conforme informações fornecidas pelo site do MEC, os cursos de MBA voltados para o aprimoramento profissional têm como objetivo melhorar o desempenho em uma ocupação específica, adaptando-se às demandas do ambiente em que atuam. É importante notar que os cursos de MBA não servem como substitutos dos cursos de Graduação, os quais são requisitos para o exercício de várias profissões.

Para garantir o certificado de conclusão da especialização e MBA, os estudantes devem atender a certas condições conforme especificado no contrato e no manual do aluno: 

  • completar a carga horária mínima estabelecida de acordo com o número de módulos do curso, 
  • ser aprovado em todas as disciplinas, 
  • obter aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com uma nota de pelo menos 7,0, 
  • entregar todos os documentos necessários no momento da matrícula, 
  • e estar em dia com todas as obrigações contratuais. 

Uma vez que todos esses critérios sejam satisfeitos, o certificado digital será solicitado pela Secretaria após a aprovação no TCC, que representa o último passo do processo.

Não há trancamento de matrícula em programas de MBA como esse. Caso não tenha como continuar, o aluno deve solicitar o cancelamento do curso.

• Diploma de Graduação*
• Documento de identificação (um dos abaixo):
• RG ou RNE/RNM (para alunos estrangeiros);
• Carteira de Conselho;
• CNH;
• Certidão de nascimento;
• Certidão de casamento;
• Passaporte;

* Caso ainda não tenha o diploma de graduação, poderá enviar, provisoriamente, uma declaração de conclusão com a informação de que o diploma está em vias de confecção. Este documento não é válido para certificação e constar a data de colação de grau (anterior à data da matrícula).

Não é possível se matricular sem ter concluído o curso. Aqueles que já concluíram o curso e estão aguardando apenas a emissão do diploma podem se matricular mediante a apresentação de um atestado de conclusão emitido pela universidade. Estudantes que ainda não concluíram o curso não podem efetuar a matrícula, mas têm a opção de demonstrar interesse e aguardar o início de novas turmas.

Sim, de acordo com o parágrafo 3 do artigo 1 da Resolução CNE/CES, os cursos estão disponíveis para indivíduos com diplomas de cursos de graduação ou outros níveis de ensino superior que satisfaçam os requisitos das instituições de ensino.

Entre em contato conosco para podermos avaliar e passar as orientações necessárias.

Em cada disciplina o professor disponibilizará materiais como PDF, vídeos e planilhas de acordo com o tema que está sendo tratado. Este material ficará disponível no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizado para download.

De acordo com as normas da Educação Superior e os critérios acadêmicos da Diretoria de MBA e Pesquisa juntamente com a coordenação de cada curso, é possível solicitar o aproveitamento de estudos feitos em outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e cujo curso esteja em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES Nº1 de 06 de abril de 2018.
Para proceder com essa solicitação, o aluno precisa formalizar o pedido de aproveitamento de estudos, indicando o módulo/disciplina desejado e anexando documentos que comprovem os estudos realizados, como o Histórico Acadêmico e o Plano de Ensino do módulo/disciplina a ser validado.

Não. As aulas acontecem online e ao vivo nas datas determinadas conforme calendário informado no início do curso. Todas as aulas ficam gravadas e disponíveis para serem assistidas por até 20 dias. Após este período é necessária a solicitação de reposição em data disponível.

  • Conexão de Internet banda larga 
  • Alto-falantes e microfone 
  • Webcam 
  • Navegadores padrão (Chrome, Firefox, Edge, Safari)