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A pós-graduação em Perícia e Auditoria Ambiental da São Paulo Master Education prepara você para dominar as melhores práticas do setor ambiental, integrando tecnologia, sustentabilidade e conformidade legal, essenciais para enfrentar os desafios do futuro. Este curso multidisciplinar emprega ferramentas inovadoras como sensoriamento remoto, drones, geoprocessamento (GIS), inteligência artificial e modelagem ambiental, além de abordar as normas ISO 14001 e 19011, legislação ambiental e valorização econômica dos impactos ambientais.
O curso é ideal para engenheiros, arquitetos, biólogos, geólogos, advogados e gestores ambientais que desejam atuar na avaliação, fiscalização e mitigação de impactos ambientais. Invista na sua carreira e torne-se referência no setor ambiental com a mais moderna especialização do mercado!
512h.
18 módulos
1 vez por mês (sexta-feira, sábado e domingo). Conteúdo prévio disponível antes da aula.
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A aplicação dos aspectos regulamentares e sua aplicação na perícia e auditoria ambiental, com o uso de ferramentas tecnológicas em resposta aos quesitos e requisitos legais solicitados.
Unidade 1 – Gestão de Projetos Ambientais
Conceitos e princípios da gestão de projetos ambientais; Metodologias aplicáveis: PMBOK, SCRUM e Gestão Ágil; Etapas do ciclo de vida de um projeto ambiental: planejamento, execução, monitoramento e encerramento; Indicadores de sustentabilidade e ESG aplicados a projetos ambientais.
Unidade 2 – Normalização e Certificação Ambiental
Conceito, objetivos, princípios e benefícios da normalização e certificação ambiental; Normas e certificações internacionais; Processos de auditoria e de avaliação da conformidade para obtenção de certificações;
Unidade 3 – Perícia e Auditoria Ambiental: Aplicação do Direito Ambiental
Conceitos e diferenças entre perícia e auditoria ambiental; Auditoria ambiental como ferramenta de conformidade legal e certificação; Requisitos da ISO 14001 e sua aplicação na auditoria ambiental; Ética e responsabilidade do auditor e do perito ambiental; Estudo de casos e simulações de auditoria e perícia ambiental.
Introdução às ferramentas tecnológicas na perícia e auditoria ambiental. Tecnologias emergentes no setor ambiental. Softwares de geoprocessamento e plataformas GIS. Aplicação de drones e sensores ambientais. Tecnologia da informação na análise ambiental. Sensoriamento remoto e imagens de satélite para monitoramento ambiental.
Unidade 1: Introdução ao Monitoramento Ambiental (4 horas)
Conceitos Básicos: Definição e importância do monitoramento ambiental. Legislação Ambiental: Principais normas e regulamentações. Tipos de Monitoramento: Monitoramento de qualidade do ar, água, solo e biodiversidade.
Unidade 2: Ferramentas Tecnológicas (6 horas)
Sensoriamento Remoto: Introdução ao uso de imagens de satélite e drones no monitoramento ambiental. Processamento Digital de Imagens: aplicação ao monitoramento ambiental Aplicações em mapeamento e análise de mudanças no uso da terra. Sistemas de Informação Geográfica (SIG): Fundamentos e utilização em estudos ambientais. Criação de mapas temáticos e análise espacial de dados.
Unidade 3: Métodos de Coleta e Análise de Dados (4 horas)
Aquisição de Dados Ambientais: Fontes e Formas de Aquisição de Dados. Coleta de Dados Ambientais: Metodologias de amostragem. Análise Quantitativa e Qualitativa: Interpretação e tratamento de dados ambientais. Análise Multicritério. Relatórios de Perícia: Estrutura e elaboração de laudos técnicos.
Unidade 4: Estudos de Caso e Aplicações Práticas (4 horas)
Estudo de Casos: Análise de situações reais de perícias ambientais. Discussão em Grupo: Apresentação e debate de resultados.
Unidade 5: Tendências e Desafios (2 horas)
Inovações Tecnológicas: Novas ferramentas e métodos emergentes em monitoramento ambiental. Aspectos Éticos: Considerações éticas na utilização de tecnologias em perícia ambiental.
Perigo e risco; Natureza dos riscos; Contextualização no Meio Ambiente; Análise e avaliação de riscos tecnológicos e ambientais; Percepção e comunicação de riscos;
Unidade 1: Definição de risco; caracterização de uma análise de risco; tipos de riscos; classificação de riscos; critérios de tolerabilidade; percepção dos riscos; relação entre análise, avaliação e gerenciamento de riscos; perspectivas históricas e contemporâneas.
Unidade 2: Etapas de uma análise de riscos; principais ferramentas de identificação (APP; FMEA; HAZOP). Casos de aplicação.
Unidade 3: Aspectos probabilísticos do risco; Cálculo de frequências; principais ferramentas de cálculo de probabilidades e de frequências (diagramas de blocos de confiabilidade, análise por árvore de falhas, análise por diagrama de sequência de eventos ou árvore de eventos).
Unidade 4: Conceitos e tipologias de impactos ambientais, Métodos de identificação e avaliação de impactos (qualitativos e quantitativos), Interação entre sistemas ambientais e atividades antrópicas, modelagem de impactos ambientais e uso de geotecnologias, Estudo de caso: aplicação prática em diferentes setores (industrial, agrícola, urbano).
Unidade 5: Diferença entre impacto e dano ambiental; Classificação e caracterização dos danos ambientais, Métodos de avaliação de danos ambientais; Responsabilidade civil, administrativa e penal por danos ambientais; Exemplos práticos e jurisprudência ambiental.
Unidade 6: Conceito e origem dos passivos ambientais; Identificação, inventário e avaliação de passivos; Tecnologias aplicadas à investigação e remediação de áreas contaminadas; Gestão de passivos ambientais: estratégias preventivas e corretivas. Normas técnicas e regulamentações aplicáveis (nacionais e internacionais); Estudos de caso: análise crítica de passivos ambientais relevantes.
Introdução ao Sistema de Informação Geográfica (SIG/GIS); Apresentação de conceitos e principais características relacionadas com o geoprocessamento; estrutura de dados geográficos; uso do gps e sistemas correlatos; Sistema de Informação Geográfica (SIG/GIS) na perícia ambiental; estudo de casos.
Unidade 1: Apresentação do módulo
Conceito de Geoprocessamento e Geotecnologia. Apresentação de caso – uso do SIG em apoio à Perícia Ambiental
Unidade 2: Histórico e evolução das tecnologias de geoprocessamento
Conceito de SIG; Principais características do SIG; Aplicação da ferramenta SIG na análise ambiental
Unidade 3: Dados geográficos
Estrutura dos dados geográficos no SIG (representação geométrica e espacial); Aplicação/uso dos dados geográficos na Perícia Ambiental.
Unidade 4: Aplicação de programas de sistema de informação geográfica em avaliações ambientais
Uso do GPS e sistemas correlatos na Perícia Ambiental
Unidade 5: Estudo de Casos
Introdução aos conceitos de modelagem e simulação de sistemas ambientais. Utilização de modelos matemáticos e computacionais para prever comportamentos de variáveis ambientais. Aplicação de ferramentas como SIG e softwares específicos na análise de cenários e tomada de decisão.
Unidade 1: Introdução à Prática Pericial Ambiental
Definição e importância da perícia ambiental; Funções e responsabilidades do perito e do assistente técnico. Nomeação do perito e dos assistentes técnicos em processos judiciais e administrativos.
Unidade 2: Planejamento e Execução da Perícia Ambiental
Formação da equipe pericial. Elaboração do plano de perícia ambiental. Análise de quesitos periciais e definição da metodologia de trabalho.
Unidade 3: Coleta e Análise de Amostras Ambientais
Procedimentos para coleta de amostras ambientais.
Unidade 4: Estatística Aplicada à Perícia Ambiental
Fundamentos de estatística para análise pericial. Interpretação de dados e representativida de amostral.
Unidade 5: Estudos de Caso em Perícia Ambiental
Avaliação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de Água (ETA). Investigação pericial em aterros sanitários e contaminação do solo e água. Ruídos ambientais e perícia acústica. Diagnóstico ambiental de redes de coleta e drenagem. Outros casos
Unidade 6: Elaboração do Laudo Pericial
Estruturação e redação de laudos ambientais. Aspectos técnicos e jurídicos do laudo pericial. Apresentação e defesa do laudo pericial.
Análise dos principais sistemas de certificação ambiental, como ISO 14001, FSC e outros. Estudo dos critérios, processos de auditoria e conformidade legal. Discussão sobre a importância das certificações na gestão ambiental e sua aplicação em organizações públicas e privadas.
A aplicação dos aspectos regulamentares das auditorias ambientais, sua aplicação e o uso de ferramentas tecnológicas que melhoram a resposta referente requisitos legais solicitados.
Unidade 1: Fundamentos da Auditoria Ambiental
Conceito e evolução das Auditorias Ambientais; Tipos de Auditorias Ambientais; Análise comparativa de Auditorias de Sistema de Gestão e de Conformidade Legal; Atuação do Auditor Ambiental;
Unidade 2: Auditorias de Sistemas de Gestão
Análise sistêmica de controles ambientais requeridos por sistema de gestão ambiental através da NBR ISO 14001; Interface de Sistemas de Gestão Ambiental e Sistemas de Gestão de Qualidade; Tendências de modelos de controle dos Sistemas Gestão Ambiental; Análise de eficiência de modelos de controle dos Sistemas Gestão Ambiental;
Estudo das tecnologias inovadoras aplicadas à promoção da sustentabilidade ambiental. Análise de soluções tecnológicas voltadas para a eficiência energética, gestão de resíduos, uso racional da água e energias renováveis. Avaliação do ciclo de vida de produtos e processos sustentáveis. Discussão sobre o papel da tecnologia na mitigação dos impactos ambientais e na promoção do desenvolvimento sustentável.
Fundamentos da Gestão de Projetos • Introdução à Gestão de Projetos e sua relevância na perícia e auditoria ambiental • Fases do ciclo de vida de um projeto • Grupos de processos da gestão de projetos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento • Principais áreas de conhecimento: escopo, tempo, custo, qualidade, recursos, comunicação, riscos e stakeholders Módulo 2: Ferramentas e Técnicas de Planejamento de Projetos • Estrutura Analítica do Projeto (EAP) • Gráfico de Gantt e caminho crítico • Gerenciamento de riscos em projetos ambientais • Indicadores de desempenho Módulo 3: Planejamento Estratégico e sua Aplicação na Gestão Ambiental • Conceitos e importância do Planejamento Estratégico • Análise do ambiente interno e externo: SWOT, PESTEL e Matriz BCG • Definição de objetivos, metas e indicadores • Formulação e implementação de estratégias
ambientais Módulo 4: Integração entre Planejamento Estratégico e Análise Prospectiva A relação entre Planejamento Estratégico e Prospecção de Futuros Múltiplos • A Gestão de Projetos como suporte para a formulação de cenários • Exercício prático.
Módulo 1: Fundamentos da Análise Prospectiva
Conceitos e fundamentos da Análise Prospectiva, Diferença entre previsão e prospecção. Princípios da construção de futuros múltiplos; O papel dos agentes de mudança e das decisões estratégicas
Módulo 2: Métodos e Ferramentas de Prospecção de Cenários
Métodos qualitativos e quantitativos na construção de cenários; o Técnica Nominal de Grupo o Método Delphi o Matriz de Impactos Cruzados; Uso de softwares para modelagem de cenários prospectivos; o Análise de Tendências e Megatendências
Módulo 3: Aplicação da Análise Prospectiva na Perícia e Auditoria Ambiental
Identificação de riscos ambientais emergentes; Prospecção de impactos ambientais a longo prazo; Estudos de casos de perícia e auditoria ambiental com abordagem prospectiva; Desenvolvimento de cenários futuros aplicados à gestão ambiental;
Módulo 4: Planejamento Estratégico e Tomada de Decisão Baseada em Cenários
Como utilizar cenários prospectivos para embasar a tomada de decisões; Formulação de estratégias ambientais para empresas e órgãos reguladores; Estruturação de planos de contingência baseados em futuros possíveis; Exercício prático: elaboração de um estudo prospectivo aplicado
A Coordenação estabelecerá ao longo do curso, um treinamento no método científico para desenvolver e consolidar capacidade de questionamento e consequente busca por respostas a problemas concretos de várias áreas de conhecimento. O objetivo é tornar os pós-graduandos, futuros cientistas que se aproximem dos problemas da sociedade, ordenando agendas e buscando aprofundar suas percepções, suas idéias em conexão com os diferentes desafios regionais/nacionais.
A Coordenação almeja que com a formação adquirida ao longo do curso, os pós-graduandos possam superar eventuais assimetrias atávicas. O êxito de cada um refletirá no time, ou seja, nos colegas nos docentes e na SPME. O Evento Técnico científico que culminará no módulo 18 representará a concretização desse planejamento estratégico.
O modelo dinâmico tem como ênfase a perspectiva de alavancar as carreiras dos pós-graduandos. A meta compromissada é possibilitar acréscimo na carreira profissional. Trata-se de melhoria de qualidade da profissão, desde alavancar uma carreira de empreendedor até fazer alguma descoberta contextualmente relevante para sociedade, concretizada na forma de artigo científico e/ou e-book e /ou modelo de utilidade. Dessa forma aumentando a
conexão com a sociedade e os setores produtivos. Trata-se de um dos princípios basilares da proposta desse novo modelo de pós-graduação. Efetivamente modelo formativo ligado a inovação, ao empreendedorismo, a inserção social e as atividades industriais.
Unidade I – GESTÃO DE RISCO SOCIAL
Introdução ao conceito de risco e impacto social. Normas e documentos relevantes. Estabelecimento do contexto local e partes interessadas. Identificação e categorização dos riscos sociais. Análise e avaliação dos riscos sociais. Tratamento e mitigação de riscos e impactos. Monitoramento contínuo e análise crítica.
Unidade II – DEVIDA DILIGÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS (DDDH)
Introdução ao conceito de Devida Diligência em Direitos Humanos (DDDH). Normas e documentos de referência. Etapas da DDDH. Contexto local e detentores de direito. Exemplos de temas relevantes e riscos associados. Identificação de fatores de risco e cálculo do nível de risco em DDDH. Diferenças entre o cálculo de risco na gestão de risco social e na DDDH. Avaliação de riscos e identificação de impactos em DDDH. Indicadores e métricas para monitoramento. Plano de ação: estratégias de mitigação e acompanhamento. Estudo de caso: Análise de riscos de direitos humanos na exploração e refino de petróleo.
Exploração das estratégias de comunicação e marketing voltadas para a área ambiental. Desenvolvimento de campanhas de conscientização, responsabilidade socioambiental e promoção de práticas sustentáveis. Análise do papel da comunicação na gestão ambiental e na imagem institucional.
Os hábitos são uma força poderosa em nossa vida, influenciando diretamente nossa eficácia. O curso Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes tem como objetivo ajudar o participante a viver de maneira mais eficaz, por meio de um processo comprovado de crescimento pessoal e interpessoal, com resultados duradouros. Durante a formação, o participante aprenderá a alinhar seus paradigmas com princípios de eficácia, focar no que pode controlar e influenciar, definir medidas claras de sucesso e traçar planos para alcançá-las. Além disso, desenvolverá habilidades para priorizar metas importantes, colaborar de forma mais eficaz, construir relacionamentos de confiança e atender às necessidades dos stakeholders. O curso também estimula a prática de atividades de renovação, promovendo motivação, energia e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Apresentar os formatos e metodologias para aplicação da Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) na auditoria ambiental, otimizando a análise de dados (requisitos legais), com a identificação e avaliação dos aspectos e impactos ambientais, estabelecendo os padrões/indicadores-chaves (KPIs)para mitigação dos aspectos, impactos e riscos ambientais, promovendo maior eficiência e precisão nos processos de auditoria na resolução das nãoconformidades e/ou oportunidades de melhorias ocorridas no processo de auditagem.
Unidade 1. Introdução à Inteligência Artificial e Machine Learning
Fundamentos de IA e aprendizado de máquina; Tipos de algoritmos de ML: supervisionado, não supervisionado e por reforço; Ferramentas e plataformas para aplicações ambientais.
Unidade 2. Big Data e Análise de Dados na Auditoria Ambiental
Fontes de dados ambientais (sensores remotos, satélites, IoT); Processamento de grandes volumes de dados (Big Data Analytics); Indicadores ambientais e análise preditiva.
Unidade 3. Aplicações de IA e ML na Auditoria e Monitoramento Ambiental
Automação de processos de auditoria e conformidade ambiental; Análise de imagens e reconhecimento de padrões em auditorias ambientais; Deteção de anomalias e riscos ambientais com IA.
Unidade 4. Estudos de Caso e Aplicações Práticas
Uso de IA para prever desmatamento e mudanças climáticas; Aplicação de machine learning na gestão de resíduos e poluição; Experiências de empresas e governos no uso de IA para auditoria ambiental;
Gestão de Recursos Naturais. Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento; Tragédia dos Comuns; Hardimx Ostron; Serviços Ambientais e Ecossistêmicos; Pagamento por Serviços; Ambientais; elimitação do dano ambiental; Externalidades; Componentes de avaliação do dano ambiental; Valoração econômica dos aspectos biofísicos do dano ambiental; Valoração econômica dos aspectos sociais do dano ambiental; Método direto para valoração do custo social–perda de benefícios; Perda de benefícios pela redução de matéria prima e produtos finais; Perda de benefícios por alteração do grau de proteção e segurança; Perda de benefícios pelo dano à saúde da população; Perda de benefícios pela alteração da paisagem; Método indireto do custo social-mudança do estado de conservação; Valoração econômica do dano pela perda na produção; Valoração econômica do dano ambiental-custototal(CT).
A revolução digital e a democratização dos meios de publicação científica transformaram radicalmente o ecossistema da produção e disseminação do conhecimento. Se, por um lado, essa expansão proporcionou maior visibilidade para profissionais e instituições, por outro, acabou gerando um cenário de superabundância informacional, no qual a qualidade do conteúdo pode ser diluída e sua relevância obscurecida.
O aumento exponencial da produção científica pode ser observado em diversas áreas do conhecimento. A taxa de crescimento da literatura científica tem sido de aproximadamente 9% ao ano, significando que o número total de artigos científicos dobra a cada nove anos. Tal aumento representa desafios significativos tanto para cientistas quanto para profissionais leitores usuários desse conhecimento. Dentre os principais problemas associados à superabundância de informação, destacam-se:
Dificuldade de filtragem: O excesso de publicações pode atrapalhar a identificação de artigos realmente inovadores.
Proliferação de periódicos: A multiplicidade de publicações compromete a objetividade de busca da informação científica.
Sobrecarga cognitiva: Acompanhar número crescente de publicações torna a atualização científica uma tarefa exaustiva.
Dispersão do conhecimento: O grande volume de artigos sobre temas similares pode levar à redundância e dificultar o objetivo.
Algumas das principais estratégias para atingir a relevância da informação científica incluem a implementação de uma série de processos, como avaliações criteriosas para garantir que apenas pesquisas metodologicamente sólidas sejam requisitadas através de um direcionamento, por artigos sobre áreas estratégicas e de impacto social significativo. Estudos que promovam transparência metodológica, visando elevar o grau de confiabilidade do conhecimento científico; e a presença de profissionais altamente qualificados no corpo editorial, permitem obter rigor técnico e metodológico na publicação e seleção de artigos.
Plataformas como ORCID, LATTES, RESEARCH GATE, ACADEMY EDUCATIONS, utilizam aprendizado de máquina para avaliar o impacto de artigos com base em citações contextuais e referências cruzadas. Essas tecnologias somadas a Técnicas Editoriais, permitem que a seleção seja mais eficiente, garantindo que estudos de alta relevância se destaquem em meio ao grande volume de publicações.
Além da filtragem de qualidade, é essencial que a tutoria oriente os leitores na navegação pelo vasto universo de publicações científicas. Algumas das principais técnicas editoriais que podem ser empregadas para esse fim incluem:
Meta-análises e revisões sistemáticas: Publicações que sintetizam grandes volumes de dados e estudos tornam-se referências indispensáveis para a compreensão de um campo de pesquisa.
Seções de destaque e recomendações personalizadas: Periódicos científicos podem criar áreas específicas para destacar artigos de impacto, facilitando a identificação de conteúdo relevantes.
Uso de resumos gráficos e visualizações interativas: Apresentar resultados de forma visual facilita a assimilação rápida e eficiente do conhecimento.
Métricas alternativas (altmetrics): Além do fator de impacto tradicional, considerar menções em redes sociais, citações em blogs acadêmicos e downloads pode fornecer uma visão mais ampla sobre a influência de um artigo.
Publicação de guias temáticos: Periódicos podem criar dossiês sobre áreas emergentes, organizando o conhecimento de maneira estruturada e acessível para diferentes públicos.
Plataformas de recomendação automatizada: Algumas revistas científicas já utilizam sistemas que sugerem artigos com base no histórico de leitura dos usuários, promovendo um consumo mais direcionado da literatura acadêmica.
Na era da superabundância de informação científica, a tutoria desempenha um papel essencial na filtragem e organização do conhecimento. A aplicação de técnicas rigorosas de seleção de conteúdo, aliada ao uso de tecnologias avançadas e estratégias de comunicação eficazes, pode garantir que pesquisas relevantes sejam devidamente valorizadas e disseminadas.
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É necessário presença em 75% das disciplinas, aprovação com nota mínima 7,0, entrega do TCC – Trabalho de conclusão do curso obtendo nota mínima de 7,0.
De acordo com as normas da Educação Superior e os critérios acadêmicos da Diretoria de MBA e Pesquisa juntamente com a coordenação de cada curso, é possível solicitar o aproveitamento de estudos feitos em outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e cujo curso esteja em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES Nº1 de 06 de abril de 2018.
Para proceder com essa solicitação, o aluno precisa formalizar o pedido de aproveitamento de estudos, indicando o módulo/disciplina desejado e anexando documentos que comprovem os estudos realizados, como o Histórico Acadêmico e o Plano de Ensino do módulo/disciplina a ser validado.
Conforme informações fornecidas pelo site do MEC, os cursos de MBA voltados para o aprimoramento profissional têm como objetivo melhorar o desempenho em uma ocupação específica, adaptando-se às demandas do ambiente em que atuam. É importante notar que os cursos de MBA não servem como substitutos dos cursos de Graduação, os quais são requisitos para o exercício de várias profissões.
Para garantir o certificado de conclusão da especialização e MBA, os estudantes devem atender a certas condições conforme especificado no contrato e no manual do aluno:
Uma vez que todos esses critérios sejam satisfeitos, o certificado digital será solicitado pela Secretaria após a aprovação no TCC, que representa o último passo do processo.
Não há trancamento de matrícula em programas de MBA como esse. Caso não tenha como continuar, o aluno deve solicitar o cancelamento do curso.
• Diploma de Graduação*
• Documento de identificação (um dos abaixo):
• RG ou RNE/RNM (para alunos estrangeiros);
• Carteira de Conselho;
• CNH;
• Certidão de nascimento;
• Certidão de casamento;
• Passaporte;
* Caso ainda não tenha o diploma de graduação, poderá enviar, provisoriamente, uma declaração de conclusão com a informação de que o diploma está em vias de confecção. Este documento não é válido para certificação e constar a data de colação de grau (anterior à data da matrícula).
Não é possível se matricular sem ter concluído o curso. Aqueles que já concluíram o curso e estão aguardando apenas a emissão do diploma podem se matricular mediante a apresentação de um atestado de conclusão emitido pela universidade. Estudantes que ainda não concluíram o curso não podem efetuar a matrícula, mas têm a opção de demonstrar interesse e aguardar o início de novas turmas.
Sim, de acordo com o parágrafo 3 do artigo 1 da Resolução CNE/CES, os cursos estão disponíveis para indivíduos com diplomas de cursos de graduação ou outros níveis de ensino superior que satisfaçam os requisitos das instituições de ensino.
Entre em contato conosco para podermos avaliar e passar as orientações necessárias.
Em cada disciplina o professor disponibilizará materiais como PDF, vídeos e planilhas de acordo com o tema que está sendo tratado. Este material ficará disponível no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizado para download.
De acordo com as normas da Educação Superior e os critérios acadêmicos da Diretoria de MBA e Pesquisa juntamente com a coordenação de cada curso, é possível solicitar o aproveitamento de estudos feitos em outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e cujo curso esteja em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES Nº1 de 06 de abril de 2018.
Para proceder com essa solicitação, o aluno precisa formalizar o pedido de aproveitamento de estudos, indicando o módulo/disciplina desejado e anexando documentos que comprovem os estudos realizados, como o Histórico Acadêmico e o Plano de Ensino do módulo/disciplina a ser validado.
Não. As aulas acontecem online e ao vivo nas datas determinadas conforme calendário informado no início do curso. Todas as aulas ficam gravadas e disponíveis para serem assistidas por até 20 dias. Após este período é necessária a solicitação de reposição em data disponível.