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Graduação em

GESTÃO DE
RECURSOS HUMANOS

Com certificações intermediárias de nível Carreira, Estratégia e Liderança.

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OBJETIVO
DO CURSO

Desenvolvido com a experiência mundial da FranklinCovey em liderança, gestão e performance, o curso possui uma abordagem moderna e completa, conectada com as principais tendências e inovações de Recursos Humanos. Esta formação possibilitará ao profissional atuar de forma estratégica na área, já que desenvolverá habilidades e competências para analisar um plano estratégico institucional, elaborar um plano tático e operacional para os setores de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação, departamento de pessoal e desenvolver e gerenciar planos de carreira. Será capaz de atuar de forma integrada com todos os setores de uma organização, utilizando métodos e técnicas específicas da área para gerenciar processos empresariais e pessoas.

PÚBLICO-ALVO

O curso é direcionado para profissionais que desejam atuar em empresas de portes diversos e em áreas, como: recrutamento e seleção, departamento pessoal, planos de carreira e remuneração, benefícios, treinamento e desenvolvimento, processos organizacionais e consultoria. Independente da área, o profissional de Recursos Humanos lida diretamente com pessoas, portanto, é recomendado ter afinidade com relações interpessoais.

CARGA HORÁRIA

2 anos – 1860h

AULAS AO VIVO ONLINE E LIVE ONLINE

Toda quarta-feira,
das 19h às 22h40.

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Módulo 1

CARREIRA

Fundamentação do Marketing. As orientações mercadológicas e seu papel no compromisso com a sustentabilidade. Definição das ações organizacionais e sua relação com os grupos de interesse (stakeholders). Marketing Ambiental. Caracterização do mix ou composto de Marketing na relação e aplicação a organizações públicas, governamentais e do terceiro setor.

Gestão de Pessoas, origem, trajetória, papel estratégico, tendências e perspectivas. Modelos de Gestão de Pessoas. Gestão Estratégica de Recursos Humanos e sua vinculação a Estratégia da Organização. Definição de políticas e práticas de Gestão de Pessoas nas organizações em diferentes realidades. Atividades e procedimentos dos processos de trabalho em Gestão de Pessoas e os impactos de sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais: Movimentação (planejamento, captação, transferência, expatriação e recolocação); Desenvolvimento (Gestão de Desempenho e Carreira, Treinamento e Desenvolvimento dos indivíduos e equipes). Direitos Humanos nas organizações. Valorização das Pessoas (remuneração e serviços) e Motivação

Estudo da Macroeconomia do comportamento da economia e seu conjunto. Análise do desempenho econômico e flutuações conjunturais. Estabelecimento de relações entre PIB, níveis de renda, investimento, emprego etc. Trocas internacionais e balança de pagamentos. Finanças públicas, disfunções da economia e indicadores de desempenho. Microeconomia: Unidades individualizáveis da economia. Estrutura, funcionamento e conformações básicas da oferta e procura. Funções e imperfeições de mercado. Custos e benefícios privados. Abordar as interações das empresas com o ambiente econômico, com objetivo de propor estratégias competitivas e/ou melhores práticas.

Fundamentos das Ciências Sociais e suas especificidades; A atualidade das Ciências Sociais na análise da vida contemporânea; A contribuição da Antropologia e da Ciência Política para a compreensão dos fenômenos culturais e sociais; Direitos Humanos na Sociedade. As Relações Étnicos Raciais. Estudo de Ecossistemas. A natureza e o comportamento dos Sistemas Naturais. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Reversão de tendências. Sustentabilidade. Responsabilidade Empresarial. Educação Ambiental para um cidadão global.

Compreensão de fatores complexos nas organizações. Proatividade como fator de melhoria nas sinergias corporativas. Análise de questões sociais a partir das relações nas organizações. Estudo dos fenômenos como liderança e tomada de decisões, trabalho em equipe, resolução de conflitos. Fundamentação de desenho organizacional. Análise das organizações, política e simbolismos, cultura organizacional. Interface entre inovação nas organizações e relações sociais.

**1º semestre – Certificado Intermediário I.

Módulo 2

ESTRATÉGIA

Análise de planejamento e controle financeiro. Estudo dos efeitos de alavancagem. Noções de fontes de financiamento das atividades empresariais. Fundamentação da formação de preços e aspectos gerais do orçamento empresarial e pessoal. Fundamentos e Técnicas de Administração financeira. Aprofundamento de função financeira nas empresas. Análise das demonstrações financeiras e dos índices financeiros voltados a gestão Administrativa.

Elaboração e apresentação do portifólio de uma empresa, organização textual para contribuição de uma comunicação escrita eficaz no ambiente empresarial. Formas de comunicação no meio empresarial. Princípios éticos e a responsabilidade na veiculação da imagem institucional. Criação de projetos. Análise dos resultados operacionais em reuniões, simpósios, congressos, palestras. Estudo de técnicas de negociações.

Papel e Perfil do Gerente de Projetos. Aspectos Humanos e Comportamentais da Gestão de Projetos. Sistemas de Gerenciamento de Projetos. Áreas do Conhecimento: Gestão da Integração, Gestão de Escopo, Gestão de Tempo, Gestão de Custos, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Comunicações, Gestão de Risco, Gestão de Aquisições. Técnicas de Acompanhamento de Projetos. Planejamento e Controle Assistido por Computador. Investigação científica. Compreensão das etapas de uma pesquisa. Organização e gestão de projetos com múltiplos objetivos. Apresentação de metodologias de gestão de projetos e suas aplicações práticas.

Abordagem de conceitos introdutórios e diferenciais entre os papéis do empreendedor, do empresário e da empresa empreendedora. Abordagem das técnicas e ferramentas de construção de atitudes empreendedoras com vistas à construção de um referencial estratégico, ação de administrar. Empreendedorismo ambiental. Elaboração de técnicas e práticas de novos negócios com a formalização dos aspectos legais na criação e manutenção de empresas.

Estudo do comportamento organizacional e seus temas transversais: Fundamentação de comunicação interpessoal e organizacional, aprendizagem organizacional, conflitos interpessoais e intergrupais. Análise de emoções, prazer e relações afetivas nas organizações. Estabelecimento de relações entre comportamento dos indivíduos nas organizações com a psicopatologia. Tipologias da Liderança, com bases na individualidade. Características e habilidades dos líderes. Abordagem das diferenças entre líderes e chefes administradores. Liderança com Mediação, Argumentação e Persuasão.

**2º semestre – Certificado Intermediário II.

Módulo 3

LIDERANÇA

Conceitos de desenvolvimento da criatividade. Estímulo do processo criativo e de inovação. Interface entre as áreas de negócios e gestão e o processo criativo. Pensamento sistêmico para a inovação. Estratégias para o ambiente de negócios.

Reflexão em torno da necessidade da inclusão de conhecimentos sobre a linguagem dos surdos no repertório de conhecimentos. Compreensão dos significados da comunicação na língua de sinais. Ampliação do processo de comunicação e da construção da identidade do surdo no cenário educativo. Reflexão em torno das relações entre linguagem, surdez e educação.

Estudo do processo de planejamento estratégico das organizações com caracterização do ambiente interno e do ambiente externo à organização. Análise da relação entre competências e estratégias organizacionais. Análise dos mecanismos de governança corporativa. O processo de avaliação dos resultados a partir de indicadores e tendências. A socialização organizacional.

Estudo de estratégias de desenvolvimento de pessoas por programas de treinamento. Análise da gestão do conhecimento e da educação corporativa como estratégias de desenvolvimento da cadeia de valor. Apresentação de técnicas modernas de desenvolvimento, como coaching, mentoring, espaços de compartilhamento de conhecimento e e-learning.

Fundamentação de técnicas atratividade de novos colaboradores. Análise da gestão de cargos, remuneração e carreira. Estabelecimento de relações entre organização competitiva e gestão de talentos. Abordagens profissionais para estabelecer novas relações dos indivíduos com suas trajetórias profissionais, as novas formas de vivência do trabalho, as novas perspectivas para organizações e pessoas. Traçar um plano de carreira e sucessão, para garantir que as suas decisões se encaixem com seus objetivos.

Estudo das modernas técnicas de recrutamento e seleção de novos colaboradores para as organizações. Abordagem do método de seleção por competências. Construção de perfis dos cargos. Optar por meios e fontes de recrutamento indicadas para cada perfil.

O Projeto Integrador Orientado é uma atividade proposta ao Estudante para a construção da interdisciplinaridade durante seu desenvolvimento, estimulando-o a reconhecer o caráter multidisciplinar, complexo e relacional da convivência social, do exercício profissional e das competências necessárias ao seu exercício. O enfoque interdisciplinar é mais dialógico, sistêmico e centrado no indivíduo e na sua aprendizagem. Com um desenho curricular voltado para uma estrutura mais flexível, esse enfoque privilegia desempenhos, articulação e mobilização entre os diversos saberes. Para efeito de conceituação, o Projeto Integrador Orientado é considerado uma estratégia pedagógica de caráter interdisciplinar, constituída de etapas e fases. Além disso, funciona como um eixo articulador do currículo (disciplina ou tema), no sentido de promover a integração curricular, a mobilização, a realização, e a aplicação de conhecimentos que contribuam para que a totalidade possa ser visualizada no decorrer do percurso formativo do estudante.

**3º semestre – Certificado Intermediário III.

Módulo 4

DIPLOMA

Estudo do papel dos sindicatos, técnicas de negociação e legislação trabalhista. Análise de acordos sindicais, processos trabalhistas e seus encaminhamentos. Detalhamento das possíveis consequências a curto, médio e longo prazos, tanto para a organização quanto para as pessoas envolvidas. Critérios dos itens necessários para acionamento de Benefícios, entre outros, vinculados ao INSS.

Discussão dos programas de qualidade de vida no trabalho. Caracterização das normas de medicina e segurança ocupacional. Exame de questões sobre bem-estar no trabalho. Atenção aos funcionários com necessidades especiais. Análise das necessidades biopsicossociais dos trabalhadores, das exigências da organização, do trabalho e dos aspectos legais relacionados.

Estudo da área de gestão de pessoas com a motivação, a criatividade, o desempenho e o trabalho em equipe. Conceitos de Consultoria Interna de RH e suas ações para o desenvolvimento organizacional. Papel estratégico e atendimento eficaz às demandas das áreas clientes. Análise de casos de empresas nas quais a área de RH agrega valor ao negócio.

Estudo da gestão de um sistema de folha de pagamento. Detalhamento de impostos, férias, aspectos legais, cálculos matemáticos, impactos contábeis e financeiros, na metodologia teóricas. Utilização de software. Estudo da gestão de um sistema de folha de pagamento com o amplo escopo de variáveis envolvidas, desde os impostos, férias, aspectos legais, cálculos matemáticos, impactos contábeis e financeiros. Análise do impacto dos benefícios sobre as pessoas da organização.

Aplicação de metodologias de avaliação de desempenho para obtenção de indicadores de resultados das equipes de trabalho. Métricas para avaliação de desempenho e otimização da gestão estratégica de recursos humanos. Aspectos gerais dos indicadores na área de RH.

O Projeto Integrador Orientado é uma atividade proposta ao Estudante para a construção da interdisciplinaridade durante seu desenvolvimento, estimulando-o a reconhecer o caráter multidisciplinar, complexo e relacional da convivência social, do exercício profissional e das competências necessárias ao seu exercício. O enfoque interdisciplinar é mais dialógico, sistêmico e centrado no indivíduo e na sua aprendizagem. Com um desenho curricular voltado para uma estrutura mais flexível, esse enfoque privilegia desempenhos, articulação e mobilização entre os diversos saberes. Para efeito de conceituação, o Projeto Integrador Orientado é considerado uma estratégia pedagógica de caráter interdisciplinar, constituída de etapas e fases. Além disso, funciona como um eixo articulador do currículo (disciplina ou tema), no sentido de promover a integração curricular, a mobilização, a realização, e a aplicação de conhecimentos que contribuam para que a totalidade possa ser visualizada no decorrer do percurso formativo do estudante.

**4º semestre – Certificado Intermediário IV.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares (ACs) são componentes curriculares obrigatórios para integralização do curso, com o objetivo de estimular a prática de estudos independentes, visando diversificar e enriquecer a formação do aluno, contemplando atividades que promovem a formação geral e específica. As 40 horas de atividades complementares devem ser cumpridas ao longo dos 04 semestres do curso e comprovadas mediante certificados de participação em simpósios, congressos, iniciação científica, cursos de extensão, palestras, participação em eventos relacionados a área de formação, treinamentos ou outras atividades afins, que venham a acrescentar experiência e aprendizado ao aluno. Os certificados devem ser anexados no sistema AVA para fins de comprovação e registro dos mesmos, para validação pela área responsável. Para organização, desenvolvimento e validação de atividades complementares há Regulamento Interno, com a finalidade de considerar, em uma análise sistêmica e global, as modalidades de operacionalização, bem como as premissas para o acompanhamento, a avaliação, e também as responsabilidades do discente neste processo.

Desenvolver no discente a consciência e visão sobre equidade, igualdade e inclusão, além de promovê-lo como um agente garantidor da cidadania com a promoção do respeito às mais diversas condições sociais. Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.

Projeto integrador orientado

DISCIPLINAS SEMESTRAIS

Projeto integrador orientado I

Projeto integrador orientado II

SÃO PAULO MASTER EDUCATION

TRILHA DE APRENDIZAGEM

A Trilha de Aprendizagem é um poderoso recurso metodológico que permite ao estudante aumentar seu repertório ao ter acesso a objetos instrucionais como textos, vídeos, podcasts, quizzes etc.

Trilhar a trilha significa chegar ao momento síncrono preparado para fazer perguntas e benefícios aos docentes e ser protagonista no processo de aprendizagem.

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