📣 FranklinCovey Education agora é São Paulo Master Education: Saiba tudo sobre o nosso novo posicionamento!

Pós-graduação em

NEUROPSICOLOGIA APLICADA:
DIAGNÓSTICO E REABILITAÇÃO

Entre em contato para obter
mais informações.

OBJETIVO
DO CURSO

Nosso curso de Pós-graduação em Neuropsicologia Aplicada foi cuidadosamente estruturado para formar especialistas altamente capacitados, aptos a realizar avaliações, diagnósticos e intervenções neuropsicológicas em diversas populações e contextos. Possui o diferencial com a aplicação de vivências reais com práticas supervisionadas e professores altamente qualificados. Com uma base sólida em conhecimentos teóricos e práticos atualizados, os alunos estarão preparados para enfrentar os desafios da prática clínica moderna.

Os participantes serão capacitados para realizar avaliações neuropsicológicas completas e precisas, utilizando ferramentas e metodologias avançadas para diferentes populações e contextos. A formação inclui a elaboração e interpretação de laudos neuropsicológicos claros e fundamentados, essenciais para a prática profissional.

Além disso, o curso oferece uma abordagem detalhada sobre o planejamento e a implementação de programas eficazes de reabilitação cognitiva, capacitando os profissionais a intervir de maneira responsável e ética, sempre respeitando as necessidades e os direitos dos pacientes.

A formação também inclui um estudo aprofundado sobre neuroanatomia, neurodesenvolvimento e processamento cortical, com destaque para as áreas cerebrais e sua relação com as funções mentais superiores, integrando neurociência aplicada à neuropsicologia.

Por fim, o curso garante que os alunos se mantenham atualizados sobre os mais recentes avanços científicos e tecnológicos na área de Neuropsicologia, preparando-os para uma carreira dinâmica e em constante evolução.

CARGA HORÁRIA

512h

DURAÇÃO CURSO

18 módulos

AULAS AO VIVO ONLINE

1 vez por mês (sexta-feira, sábado e domingo).

PRÓXIMA TURMA

Em breve

CONEXÕES, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS
ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA

Preencha o formulário e entraremos em contato para
fornecer mais informações e te apoiar nos seus próximos passos rumo à carreira que você sempre sonhou!

CONHEÇA NOSSA
MATRIZ CURRICULAR

Estudo sobre neuroanatomia, neurodesenvolvimento e processamento cortical. Apresentação das áreas cerebrais e a sua relação com as funções mentais superiores. Neurociência aplicada a Neuropsicologia.

Análise das principais teorias e modelos relacionados à inteligência, com foco na avaliação da inteligência geral e suas variações em diferentes faixas etárias. Apresentação de ferramentas e testes específicos, como WISC, WAIS, R1, SON-R, Colúmbia e G36, para mensurar habilidades cognitivas. Correção e interpretação dos instrumentos utilizados. Reflexão sobre Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação. Análise e discussão de casos reais.

Conhecimento dos conceitos e tipos de memória. Estudo os principais métodos utilizados para avaliação: RAVLT, Figuras Complexas de Rey, TEPIC, Dígitos, TEM-R, HVLT, BVMT. Correção e interpretação dos instrumentos utilizados. Reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas na prática clínica. Análise e discussão de casos reais.

Conhecimento dos conceitos e tipos de atenção. Estudo os principais métodos utilizados para avaliação: BPA, AC, AOL, Tarefa de Atenção por Cancelamento, Tarefa de Atenção Pré Escolares, Stroop, Trail Making Test, TEACO, TEALD, TEADI. Correção e interpretação dos instrumentos utilizados. Apresentação de Escalas para diagnóstico: Entrevista DIVA, ETDAH, SNAP-IV. Reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas na prática clínica. Análise e discussão de casos reais.

Definição do Conceito e Investigação dos métodos de avaliação das funções executivas, enfatizando a importância deste conjunto de habilidades no funcionamento diário. Apresentação de instrumentos de avaliação das funções executivas: Wisconsin, F.A.S. e Animais, Go-no-Go, Teste dos Cinco Dígitos. Aplicação, interpretação de resultados e intervenções em avaliações neuropsicológicas. Apresentação das Escalas BDEFS para avaliação da disfunção executiva. Reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas na prática clínica. Análise e discussão de casos reais.

Apresentação dos conceitos de visuoconstrução e os tipos de percepção e praxias. Estudo os principais métodos utilizados para avaliação: Cubos, Bender, Hooper, Figuras Sobrepostas, Desenho do Relógio. Correção e interpretação dos instrumentos utilizados. Reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas na prática clínica. Análise e discussão de casos reais.

Apresentação do conceito de linguagem. Estudo os principais métodos utilizados para avaliação: Bateria Luria, Teste de Nomeação Infantil, Teste de Discriminação Fonológica, Boston Naming Test. Correção e interpretação dos instrumentos utilizados. Reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas na prática clínica. Análise e discussão de casos reais.

Apresentação das principais enfermidades associadas a doenças neurológicas e avaliação neuropsicológica, como: tipos de demência, esclerose múltipla, epilepsias, acidente vascular cerebral, hidrocefalia, parkinson e suas características neuropsicológicas. Análise e discussão de casos reais.

Apresentação das principais enfermidades associadas a doenças psiquiátricas e avaliação neuropsicológica, como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro do autismo, uso de substâncias químicas, transtornos de humor: depressão, ansiedade, bipolar e transtornos de personalidade e suas características neuropsicológicas. Apresentação de escalas como: HAD, BDI, BAI, EADS-21, SCL-90, E-Trap, BFP. Análise e discussão de casos reais.

Apresentação dos objetivos da avaliação neuropsicológica em cada contexto e dos instrumentos específicos em cada contexto. Análise e discussão de casos reais.

Apresentação dos tipos de documentos psicológicos de acordo com as normas do Conselho Federal de Psicologia. Discussão sobre as informações necessárias no laudo. Treino de elaboração de laudo neuropsicológico a partir da análise de casos reais.

Apresentação do conceito de reabilitação cognitiva e a diferenciação com treino cognitivo. Apresentação de técnicas que podem ser utilizadas na reabilitação das funções mentais superiores (memória, inteligência, atenção, linguagem, percepção, praxia e função executiva). Análise e discussão de casos reais.

Conceitos básicos de farmacocinética e farmacodinâmica. Impacto dos fármacos no funcionamento cognitivo, emocional e comportamental. Classes de Fármacos e seus Efeitos Neuropsicológicos (Psicoestimulantes, Antidepressivos,  Ansiolíticos e hipnóticos, Antipsicóticos, Estabilizadores de humor, etc). Interações Medicamentosas e seus Impactos Neuropsicológicos. Considerações Éticas e Legais na Prescrição e Uso de Psicofármacos.

Apresentação do conceito das fases do desenvolvimento neurológico infantil e de adolescentes. Apresentação dos principais instrumentos utilizados de acordo com cada idade. Apresentação das escalas de desenvolvimento: IDADI, Portage e Denver e de anamnese infantil. Ensino de como estruturar protocolo de avaliação infantil. Análise e discussão de casos reais.

Apresentação do conceito das fases do desenvolvimento neurológico do adulto e idoso. Apresentação dos principais instrumentos utilizados de acordo com cada idade. Apresentação de anamnese. Ensino de como estruturar protocolo de avaliação de adultos. Análise e discussão de casos reais.

Prática neuropsicológica supervisionada, a partir dos casos selecionados no módulo de avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discussão da anamnese, estruturação do protocolo e avaliação. Correção, elaboração da hipótese diagnóstica, do laudo e devolutiva.

Prática neuropsicológica supervisionada, a partir dos casos selecionados no módulo de avaliação neuropsicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discussão da anamnese, estruturação do protocolo e avaliação. Correção, elaboração da hipótese diagnóstica, do laudo e devolutiva.

As 5 Escolhas para uma Produtividade Extraordinária combina princípios atemporais e pesquisas atuais da neurociência para ajudar o participante a gerenciar melhor suas decisões, atenção e energia e a fazer escolhas que trarão o máximo retorno para o tempo investido, continuamente.

  • Separe as atividades vitalmente importantes e prioritárias das distrações.
  • Redefina seus papéis em termos de resultados extraordinários para alcançar metas de alta prioridade.
  • Aplique uma cadência de planejamento e execução que produz resultados extraordinários para retomar o controle de sua vida profissional e pessoal.
  • Use a tecnologia a seu favor e livre-se de distrações configurando plataformas como Microsoft® Outlook® para aumentar sua produtividade.
  • Aplique as últimas descobertas da neurociência para renovar continuamente sua energia mental e física.

CONEXÕES, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS
ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA

Preencha o formulário e entraremos em contato para
fornecer mais informações e te apoiar nos seus próximos passos rumo à carreira que você sempre sonhou!

FAQ

Perguntas frequentes sobre nosso MBA

É necessário presença em 75% das disciplinas, aprovação com nota mínima 7,0, entrega do TCC – Trabalho de conclusão do curso obtendo nota mínima de 7,0.

De acordo com as normas da Educação Superior e os critérios acadêmicos da Diretoria de MBA e Pesquisa juntamente com a coordenação de cada curso, é possível solicitar o aproveitamento de estudos feitos em outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e cujo curso esteja em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES Nº1 de 06 de abril de 2018.
Para proceder com essa solicitação, o aluno precisa formalizar o pedido de aproveitamento de estudos, indicando o módulo/disciplina desejado e anexando documentos que comprovem os estudos realizados, como o Histórico Acadêmico e o Plano de Ensino do módulo/disciplina a ser validado.

Conforme informações fornecidas pelo site do MEC, os cursos de MBA voltados para o aprimoramento profissional têm como objetivo melhorar o desempenho em uma ocupação específica, adaptando-se às demandas do ambiente em que atuam. É importante notar que os cursos de MBA não servem como substitutos dos cursos de Graduação, os quais são requisitos para o exercício de várias profissões.

Para garantir o certificado de conclusão da especialização e MBA, os estudantes devem atender a certas condições conforme especificado no contrato e no manual do aluno: 

  • completar a carga horária mínima estabelecida de acordo com o número de módulos do curso, 
  • ser aprovado em todas as disciplinas, 
  • obter aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com uma nota de pelo menos 7,0, 
  • entregar todos os documentos necessários no momento da matrícula, 
  • e estar em dia com todas as obrigações contratuais. 

Uma vez que todos esses critérios sejam satisfeitos, o certificado digital será solicitado pela Secretaria após a aprovação no TCC, que representa o último passo do processo.

Não há trancamento de matrícula em programas de MBA como esse. Caso não tenha como continuar, o aluno deve solicitar o cancelamento do curso.

• Diploma de Graduação*
• Documento de identificação (um dos abaixo):
• RG ou RNE/RNM (para alunos estrangeiros);
• Carteira de Conselho;
• CNH;
• Certidão de nascimento;
• Certidão de casamento;
• Passaporte;

* Caso ainda não tenha o diploma de graduação, poderá enviar, provisoriamente, uma declaração de conclusão com a informação de que o diploma está em vias de confecção. Este documento não é válido para certificação e constar a data de colação de grau (anterior à data da matrícula).

Não é possível se matricular sem ter concluído o curso. Aqueles que já concluíram o curso e estão aguardando apenas a emissão do diploma podem se matricular mediante a apresentação de um atestado de conclusão emitido pela universidade. Estudantes que ainda não concluíram o curso não podem efetuar a matrícula, mas têm a opção de demonstrar interesse e aguardar o início de novas turmas.

Sim, de acordo com o parágrafo 3 do artigo 1 da Resolução CNE/CES, os cursos estão disponíveis para indivíduos com diplomas de cursos de graduação ou outros níveis de ensino superior que satisfaçam os requisitos das instituições de ensino.

Entre em contato conosco para podermos avaliar e passar as orientações necessárias.

Em cada disciplina o professor disponibilizará materiais como PDF, vídeos e planilhas de acordo com o tema que está sendo tratado. Este material ficará disponível no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizado para download.

De acordo com as normas da Educação Superior e os critérios acadêmicos da Diretoria de MBA e Pesquisa juntamente com a coordenação de cada curso, é possível solicitar o aproveitamento de estudos feitos em outra Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e cujo curso esteja em conformidade com a Resolução MEC/CNE/CES Nº1 de 06 de abril de 2018.
Para proceder com essa solicitação, o aluno precisa formalizar o pedido de aproveitamento de estudos, indicando o módulo/disciplina desejado e anexando documentos que comprovem os estudos realizados, como o Histórico Acadêmico e o Plano de Ensino do módulo/disciplina a ser validado.

Não. As aulas acontecem online e ao vivo nas datas determinadas conforme calendário informado no início do curso. Todas as aulas ficam gravadas e disponíveis para serem assistidas por até 20 dias. Após este período é necessária a solicitação de reposição em data disponível.

  • Conexão de Internet banda larga 
  • Alto-falantes e microfone 
  • Webcam 
  • Navegadores padrão (Chrome, Firefox, Edge, Safari)