O neuromarketing é uma área do conhecimento que, quando aplicada de forma inteligente e estruturada, traz benefícios para empresas de diferentes portes e segmentos de mercado.
Por meio da análise do comportamento e da decisão de compra dos consumidores, as empresas conseguem definir estratégias para melhorar o desempenho das suas ações em marketing.
Neste artigo, você descobrirá o que é neuromarketing, como ele funciona, as principais aplicações, vantagens e dicas práticas que podem ser implementadas na sua empresa. Acompanhe e entenda!
O que significa neuromarketing?
O neuromarketing é uma sub-área do marketing e está voltada para o estudo comportamental dos consumidores. Por meio da análise de estudos neurológicos, ele visa compreender os “gatilhos psicológicos” que estão presentes no cérebro humano, sendo despertados durante o processo de contato com um produto ou serviço até a decisão de compra.
Portanto, podemos dizer que o neuromarketing é uma área de estudo no marketing que direciona suas análises para o comportamento dos consumidores e combinações de ações que visam incentivar a compra.
O neuromarketing e o comportamento do consumidor
É importante que o profissional tenha em mente que o neuromarketing é uma das várias ferramentas que ajudam a melhorar o conhecimento sobre a decisão de compra. Ele trabalha com foco na compreensão de alguns fatores que influenciam o consumidor na hora de finalizar a aquisição de um produto ou serviço.
Porém, é considerado uma estratégia que deve ser combinada com outras. Despertar o interesse, motivar a compra e gerar satisfação envolve uma série de aspectos, a começar pela pesquisa de mercado. Não adianta conhecer ações de neuromarketing se você não sabe quem é o seu público, o que ele está procurando, como é sua rotina e os seus desafios diários.
Há inúmeros fatores que influenciam no comportamento de compra, portanto, o gestor deve ter uma visão ampla sobre cada um deles. Portanto, o neuromarketing vem para se somar a outros conhecimentos e práticas, trazendo profundidade de informações no modo de pensar, nas necessidades e particularidades de cada público.
Como o neuromarketing funciona e como aplicá-lo?
A ciência do neuromarketing partiu do estudo do funcionamento neurológico ao receber estímulos em anúncios de produtos ou serviços. Ao realizar essas análises, os pesquisadores puderam identificar o funcionamento da atividade cerebral em cada etapa do processo de contato com o produto até a decisão de compra.
A conclusão dessas pesquisas foi de que a decisão de compra ocorre, na maioria das vezes, no subconsciente. Portanto, o neuromarketing utiliza essa abordagem para aplicar estratégias que estimulam impulsos, desejos e reações, direcionando o consumidor para a tomada de decisão de compra.
Mas como isso tudo se reflete na prática? Selecionamos três estratégias que baseiam em neuromarketing para ajudá-lo a entender melhor o seu funcionamento. Conheça:
- estimular a emoção em anúncios tem um impacto positivo na decisão de compra. Isso acontece porque o despertar emocional acontece no córtex pré-frontal ventromedial, parte do cérebro responsável pela tomada de decisões;
- provocar a ativação do sistema de recompensa. Quando o cérebro percebe que existe um benefício em uma determinada situação, ele gera prazer, fazendo com que o indivíduo se sinta confortável e inclinado a decidir em favor desse sistema;
- utilizar gatilhos mentais na comunicação com o cliente. Eles são maneiras simples e práticas de aplicar a neurociência, usando os padrões cerebrais humanos em favor da tomada de decisão de compra.
Quais são as vantagens do neuromarketing?
Aplicar o neuromarketing na estruturação das estratégias de venda de uma empresa pode trazer inúmeros benefícios ao negócio. Não é por acaso que muitos gestores têm buscado formação em cursos específicos sobre o assunto.
Entre as vantagens observadas pelas empresas que implementam esse conhecimento em suas práticas de gestão e planejamento de marketing, destacamos:
- melhoria do processo de tomada de decisões da empresa;
- ambiente mais favorável para o desenvolvimento de produtos personalizados seguindo das necessidades e interesses do público consumidor;
- desenvolvimento de campanhas mais efetivas, garantindo ganhos em termos de resultados de vendas;
- aprimoramento na experiência do consumidor;
- potencialização dos resultados de uma forma geral;
- desenvolvimento de um ambiente favorável para a construção de uma base de clientes sólida e fidelizada.
O conhecimento obtido a partir da análise do funcionamento cerebral pode ser usado a favor do desenvolvimento de estratégias de marketing. Hoje, com o avanço da tecnologia e a relevância da necessidade de investir em comunicação, é importante que as empresas estejam aptas a desenvolver estratégias de marketing eficientes.
Neste contexto, a alta competitividade dos mercados é outro aspecto que demanda atenção. Razão pela qual o conhecimento em neuromarketing acaba se tornando um diferencial competitivo.
Por que fazer MBA em Inteligência e Neuromarketing?
Os cursos de MBA são ótimas fontes de conhecimento prático. Além da capacitação, eles possibilitam conhecer profissionais e ampliar a sua rede de contato. A Inteligência e Neuromarketing é um curso de MBA que foi criado a partir das principais tendências de mercado.
Por meio dele, o aluno encontra a possibilidade de desenvolver competências exigidas do profissional do futuro. Sendo assim, investir em uma formação permite ao profissional ampliar a sua visão sobre o mercado, conquistando novas habilidades e alinhando as práticas rotineiras aos principais movimentos do setor.
Como você viu, o neuromarketing é uma ferramenta poderosa para quem deseja alcançar resultados em suas estratégias de marketing. Por meio do conhecimento gerado por essa ciência, as empresas têm condições de conhecer melhor o comportamento dos consumidores, investindo em práticas que incentivam a tomada de decisão de compra.
No curso de MBA em Inteligência e Neuromarketing você tem a oportunidade de aprofundar os conceitos trazidos neste artigo, além de aprender a desenvolver uma visão prática de como implementar ações em seu negócio, atraindo novos clientes e ampliando as vendas.
Para construir uma carreira de sucesso, independentemente da sua posição em um negócio, é indispensável investir em conhecimento e atualização contínua. Por meio do MBA, além de aprender sobre neuromarketing, você terá a oportunidade de conhecer pessoas e ampliar a sua rede de contatos profissionais.
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